Estimadas Cáritas Paroquiais,
Votos de bem, neste dia de sol, com algum frio. É o nosso inverno, um pouco seco do ponto de vista da meteorologia.
Um enorme agradecimento às Cáritas que ontem conseguiram estar presentes na nossa reunião. É sempre grande a alegria do encontro e da partilha.
Falámos da Semana Nacional Cáritas em contexto de Jubileu e da vivência setorial deste Ano Santo no nosso Patriarcado, enquanto Jubileu da Caridade.
Do que retivemos da partilha de ideias de ontem, relevamos a necessidade de nos conhecermos melhor entre nós, como grupo de voluntários Cáritas, e de darmos a conhecer o que fazemos à comunidade a que pertencemos. Conversámos sobre as dificuldades que afetam diferentes grupos de pessoas e sobre as respostas que vamos conseguindo disponibilizar. E mesmo sendo tanto o que oferecemos como serviço, dos alimentos doados ao acesso a melhores cuidados de saúde, de melhor habitação e trabalho, dissemo-nos que faria total sentido que pelo menos uma particular ação pudesse assinalar o nosso paroquial abraço Cáritas ao Jubileu, podendo esta ter lugar dentro ou fora da Semana Nacional.
Em cada Cáritas Paroquial, ficámos de trabalhar e de enviar à CDL, até ao dia 15 de fevereiro, ideias a programa, que possam reforçar ou ir além do que habitualmente já se faz no apoio aos idosos, aos reclusos, aos doentes, aos migrantes, aos adolescentes e jovens e às pessoas em situação de sem abrigo – periferias que a Bula de Proclamação do Jubileu não quis esquecer e que tornou centrais. Comprometemos-nos ainda pensar e organizar (dentro do possível) o peditório nacional.
Por último, relembramos algumas datas:
- Semana Nacional com peditório de 16 a 23 de março;
- Semana Nacional CDL, com centro na vigararia da Amadora;
- Peregrinação do Jubileu da Caridade ao Santuário Senhor Jesus do Carvalhal (vigararia da Lourinhã), a 21 de março;
- Encerramento do Jubileu da Caridade: caminhada a partir do parque Urbano Felício Loureiro (Palácio de Queluz), pelas 14h30, para a igreja matriz de Queluz, seguida de catequese e da Eucaristia (17h);
- Dia Cáritas 23 de março.
Algum ponto importante que nos tenha escapado, algo que desejem ainda partilhar, não hesitem nunca.
Bem hajam de coração.
E continuemos a transformar o que aflige os mais vulneráveis em Esperança que realiza o que anseia.
Abraço amigo de todos nós CDL.
hp