A Senhora X acolheu três netos recém-nascidos e respetivas mães (duas filhas e uma nora) na sua casa, em plena pandemia! Apesar das indescritíveis dificuldades financeiras, da doença que afeta quase todos os membros da família (diabetes, mau funcionamento da tiroide, anemia …), do gás que falta para termina o almoço, a alegria daquela avó era (é) bem visível! Na sua cultura, cada criança é vista como uma riqueza para toda a comunidade!
Tem valido à Senhora X o apoio da Cáritas de Lisboa, via Paróquia de Nossa Senhora da Conceição da Outurela, de que a ALEM-Associação Literatura, Literacia e Mediação é intermediaria. A ALEM dinamiza também os seus associados, de modo a garantir as latas de leite indispensáveis ao desenvolvimento de cada um destes bebés. O bebé J tem agora 4 meses e, com ele, já não irão, por certo, repetir-se os erros alimentares recorrentes nas famílias de baixos rendimentos.
A Senhora X está integrada no projeto “Ao Sabor das Palavras”, desde 2012, projeto de literacia da leitura e da nutrição, baseado nos projetos Literatura & Literacia, de combate ao insucesso escolar, através do reforço da competência leitora dos mais novos e do Projeto Comer Bem é mais barato, da Fundação Calouste Gulbenkian, Associação Portuguesa de Nutricionistas, EDP e SIC. Por este motivo, o seu filho mais novo, de 13 anos, nunca desistiu da escola e as compras, no supermercado, com os tickets de refeição, traduzem já a preocupação com a saúde do agregado. Todos comem uma sopa, por dia, exceto a sua filha, mãe de um dos bebés que, lamentavelmente, mantém, desde a infância, deficientes hábitos alimentares. O resultado é uma grave anemia que a tem impedido de amamentar… No prato poderá haver, também, um pouco de peixe cozido com batata, uma costeleta com arroz, um ovo, massa…
A Senhora X também está integrada no Projeto Contos e Pontos, desde 2015, sendo a sua especialidade o trabalho em Arraiolos. Trata-se de um projeto de empreendedorismo que visa comercializar as produções de um grupo de 18 mulheres sem acesso ao mercado de trabalho. Em 2018, ela e mais nove concluíram uma formação em bordados promovida por uma parceria entre a ALEM e o IEFP.
O confinamento veio pôr um travão à Oficina de Bordados, semanal…
Os tickets têm sido o sustento destas famílias…
Texto (elaborado depois de uma conversa-entrevista ao telefone): Conceição Rolo (ALEM); fotografia: Senhora X