Sistema Integrado de Gestão dos Atendimentos de Proximidade
Quantas famílias atendemos? Quantas crianças? Quais as principais características das famílias acompanhadas? E os principais problemas sentidos? A todas estas questões temos, pelo menos uma vez por ano, de conseguir responder, para se fechar o relatório de atividade do ano anterior.
Mas a importância dos dados vai muito além desta necessidade. Só com dados concretos das realidades das famílias acompanhadas conseguimos mostrar a importância da nossa ação, conseguimos fazer pressão junto das entidades competentes para que se mudem as políticas públicas, para que se criem respostas adequadas às necessidades sentidas.
Por perceber a importância de ter dados que caracterizem a ação social praticada por inúmeros grupos Cáritas paroquiais e outros, a Cáritas Portuguesa criou uma ferramenta informática – Sistema Integrado de Gestão dos Atendimentos de Proximidade, que ajuda a uma melhor organização dos processos sociais das famílias acompanhadas e permite a extração de dados estatísticos.
Esta ferramenta está disponível para todas as Cáritas Paroquiais e muito gostaríamos que, ao longo do presente ano, todas a passassem a utilizar.
Texto: Ana Catarina Calado (Coordenadora-Geral CDL); fotografia: Google Pics