No passado dia 31 de maio encerrou-se o Programa Recuperar+ Famílias, inicialmente previsto para vigorar durante três meses, até finais de março, tendo sido expandido com vista a apoiar o maior número de famílias vítimas das cheias, que ocorreram em dezembro de 2022, desde que cumprissem com os critérios de apoio.
Das 175 candidaturas rececionadas pela CDL foram apoiadas 101 famílias (74,4%), num valor total de 132 395,72. Uma parte significativa destes apoios destinou-se a agregados familiares com menores ou pessoas maiores de 65 anos, sendo por isso apoio majorado.
As freguesias de Benfica e Alcântara foram as que tiveram maior número de candidaturas e a de Benfica a que teve maior número de apoios concedidos.
As freguesias de Campolide, Estrela e São Domingos de Benfica tiveram uma taxa de apoio superior a 70%, face às candidaturas submetidas.
A falta de entrega de documentação (20%) e a ausência de pagamento de franquia à seguradoras (33%) foram os motivos que mais pesaram para a não elegibilidade das candidaturas.
Texto e fotografia: Cristina Afonso (Recuperar+ Famílias e GAS CDL)