A interculturalidade enriquece a nossa sociedade
Os fenómenos migratórios, voluntários e involuntários, permitem o contacto com uma grande diversidade de culturas, línguas, religiões, experiências e formas de estar. Esta diversidade cultural cria oportunidades de diálogo, de aprendizagem e de desenvolvimento.
Mas, muitas das vezes, surgem estereótipos e preconceitos que prejudicam a forma como vemos os outros, podendo gerar desentendimentos ou até comportamentos discriminatórios e xenófobos.
Recordando o Preâmbulo do Ato Constitutivo da UNESCO “a difusão da cultura e a educação da humanidade para a justiça, a liberdade e a paz são indispensáveis à dignidade humana e constituem um dever sagrado que todas as nações devem cumprir com espírito de assistência mútua.”
Deve zelar-se para que todas as culturas se possam expressar. O desenvolvimento de competências interculturais, a tolerância, o diálogo e a cooperação, são essenciais para viver e interagir com as múltiplas culturas existentes.
O Programa LIGAR, para além de outras vertentes, pretende melhorar a forma como a Rede Cáritas, os grupos paroquiais e outros agentes sociais comunicam e se relacionam em contextos multiculturais.
A Cáritas Diocesana de Lisboa encontra-se ainda disponível para desenvolver módulos de sensibilização e capacitação nesta área. Os interessados podem entrar em contacto com a equipa através do e-mail parcerias@caritaslisboa.pt.
Não esqueçamos, como proferiu o Papa Francisco na audiência-geral do início de abril deste ano, que “cada migrante é uma pessoa com a própria dignidade, raízes e cultura (…) portador de uma riqueza infinitamente maior do que os problemas que comporta.”
______________________
O projeto LIGAR Pessoas e Serviços (PT/2020/FAMI/533) é promovido pela Cáritas Diocesana de Lisboa e cofinanciado pelo FAMI (Fundo Asilo e Migrações) e pelo Alto Comissariado para as Migrações, tendo a SGMAI como autoridade responsável.