Fazer o Bem, bem feito
“Não nos cansemos de fazer o bem; porque, a seu tempo colheremos, se não tivermos esmorecido. Portanto, enquanto temos tempo, pratiquemos o bem para com todos.” (Gl 6, 9-10)
O Papa Francisco escolheu esta exortação do apóstolo São Paulo aos cristãos como lema da sua mensagem para a presente Quaresma, e dificilmente poderia ser mais adequada ao momento que atravessamos.
Neste momento em que se intensifica a entrada de pessoas ucranianas no nosso País, é imperativo assegurar o acolhimento destes nossos irmãos. Mas quem o faz, apesar da entrega e boa vontade, começa já a sentir que todo o processo de apoio e integração é complexo e exige alguns conhecimentos sobre os processos, a legislação e a rede de parceiros, de forma a garantir um acolhimento digno.
É neste contexto que a Cáritas Diocesana de Lisboa assume um papel ativo de reforço das competências dos técnicos e grupos de voluntários que atuam no acolhimento das pessoas deslocadas da Ucrânia, através do projeto LIGAR. Aliando a caridade ao conhecimento, queremos ajudar a construir Cáritas Paroquiais e grupos de voluntários mais fortes, informados e capacitados, requisitos fundamentais para melhorar este acolhimento.
A CDL encontra-se disponível para desenvolver módulos de sensibilização e capacitação, apoiando a Rede Cáritas e grupos paroquiais de acordo com as suas necessidades. Os interessados podem entrar em contacto com a equipa do LIGAR através do e-mail: parcerias@caritaslisboa.pt.
Em breve a CDL colocará ainda ao dispor das Cáritas Paroquiais, uma compilação dos recursos existentes no acolhimento aos refugiados da Ucrânia, para que se possa, cada vez mais, ir ao encontro das solicitações com gestos concretos de amor.
Quem ama pode ficar cansado ou esmorecer perante os problemas e contrariedades, mas que nunca se canse de fazer o Bem, bem feito.
O projeto LIGAR Pessoas e Serviços (PT/2020/FAMI/533) é promovido pela Cáritas Diocesana de Lisboa e cofinanciado pelo FAMI (Fundo Asilo e Migrações) e pelo Alto Comissariado para as Migrações, tendo a SGMAI como autoridade responsável.
Texto: Programa Ligar; fotografia: Google Pics