Caros amigos,
Cá estamos de novo em contacto com todos vós, que formais a Rede Cáritas do Patriarcado de Lisboa.
No período que mediou entre a nossa última comunicação e esta, ocorreu mais um Encontro das Cáritas Paroquiais, desta vez na Casa do Oeste, em Ribamar da Lourinhã, que, com muitos cuidados, nos acolheu muito bem.
Deste Encontro gostaria de realçar, para além da sempre importante oportunidade para nos conhecermos melhor e nos enriquecermos mutuamente, através da troca de experiências ao serviço dos mais vulneráveis, que foi importante que pudessem ter conhecimento dos trabalhos que se vêm desenvolvendo entre a Cáritas Portuguesa e as Cáritas Diocesanas, para a definição de um novo Plano Estratégico; e de poderem assim aportar também os vossos contributos. Com efeito, a Rede Cáritas a nível nacional é muito importante que inclua sempre as Cáritas Paroquiais – elemento fundamental da ação.
Mas agora, sem perder de vista a necessidade de manter o apoio aos que necessitam da nossa ajuda para subsistir, temos de nos mobilizar a nós, os nossos familiares e os que nos rodeiam na nossa comunidade, para que a Jornada Mundial da Juventude Lisboa 2023 seja um sucesso. É fundamental que dela saiam frutos abundantes, para que nada fique como dantes, como o dizia o Senhor Patriarca, na sua intervenção final no Congresso da Pastoral Sócio Caritativa: que haja efetivamente um antes e um depois da JMJ 2023, na vida da comunidade católica.
Até breve e que Deus vos proteja.
Luís Macieira Fragoso, Presidente da Direção CDL