Caros amigos,
Em pleno período Pascal, como cristãos, somos chamados a uma vida nova, a caminhar com Cristo, olhando os nossos irmãos com verdadeiro amor, seguindo o Seu exemplo, o de sacrificar-se e morrer por nós para nos salvar pela força da Sua ressurreição.
A Rede Cáritas tem sido importante para chegar a quem necessita, e será tanto mais eficiente e eficaz, quanto melhor for a efetiva ligação entre os nós nesta Rede.
Neste sentido, à semelhança de anos anteriores, tencionamos promover um encontro, no qual procuraremos estreitar os laços existentes e refletir em conjunto sobre a melhor forma de ajudar os irmãos mais debilitados. Com o que resulte dessa reflexão, tencionamos recolher elementos para enriquecermos o Plano Estratégico da Cáritas.
Por outro lado, dado que já estamos em contagem decrescente para a celebração da JMJ Lisboa 2023, não só desejamos afinar formas de contribuir para o sucesso do evento, como esperamos poder contar com as vossas reflexões para que os efeitos da JMJ se repercutam na nossa vida futura, designadamente, no envolvimento dos jovens na vida da Igreja e no exercício da caridade
Em todas as nossas atividades, importa não perder de vista o foco na nossa missão, a de fazer chegar o apoio a quem dele necessita e, nesse sentido, é fundamental considerar a nossa ligação, e mesmo parceria, com as instituições que, partilhando o mesmo espírito de caridade, estão no terreno fazendo o bem. São muitas estas organizações, e para o bem da nossa missão, todas as sinergias e complementaridades com elas são muito importantes.
A todos desejo a continuação de um santo tempo Pascal.
Luís Macieira Fragoso – Presidente da CDL