Caros amigos,
Cá estamos de novo em contacto, para que não se desfaçam os nós da nossa “Rede”.
Creio que ao longo deste ano temos feito progresso, sobretudo no darmo-nos a conhecer e a partilhar as diferentes realidades que, no âmbito do serviço da Caridade, existem no território do Patriarcado de Lisboa, bem como experiências e boas práticas, o que certamente nos enriquece a todos.
A este propósito, quero aqui expressar o reconhecimento da CDL pela ativa participação de um número já considerável de Cáritas Paroquiais, no espaço que o jornal do Patriarcado, a Voz da Verdade, vem concedendo à CDL. Com isto damos a conhecer a verdadeira natureza da Cáritas no Patriarcado, uma Cáritas que age em proximidade.
Na sequência do já várias vezes falado, relativamente ao convite aos jovens, para se envolverem na ação caritativa, vamos tentar, no novo Ano Pastoral, criar o Movimento Cáritas Jovem (CDL). Para tal, estamos a preparar um encontro com jovens voluntários, procurando com eles criar o tal Movimento em que se sintam efetivamente parte e responsáveis pela ação na criação de um mundo melhor. Esse encontro está aprazado para o dia 17 de setembro durante todo o dia, em princípio na Paróquia de Nossa Senhora dos Navegantes, Parque das Nações. Contamos convosco para nas vossas paróquias fazerem a divulgação e mesmo mobilização. Como em tudo, o que custa mais é arrancar.
Termino, desejando a todos os que se preparam para ir de férias, que elas sejam retemperadoras e que regressem cheios de energia e novos projetos.
Abraço amigo,
Luís Macieira Fragoso