No início deste novo ano civil, reitero a todos vós e às vossas comunidades, familiar e paroquial, um excelente Ano Jubilar.
Como no passado, por esta altura, venho apelar à vossa mobilização para, no seio das vossas paróquias, prepararem a Semana Nacional Cáritas, que este ano decorre de 16 a 23 de março. À imagem do que temos feito nos últimos anos, a vigararia convidada a viver e celebrar connosco este central momento da nossa atividade anual é a da Amadora. A Semana insere-se no programa jubilar do Departamento da Pastoral Sócio Caritativa do Patriarcado de Lisboa, que o Senhor Patriarca decidiu que se realizasse durante o primeiro trimestre do ano, com dois pontos altos, sendo o segundo no dia 22 de março, com a caminhada para a Igreja Jubilar de Queluz.
Relembro a importância de uma forte vivência da Semana Cáritas, para que a população em geral e as nossas comunidades paroquiais, em particular, se apercebam da importância da Cáritas no apoio aos mais pobres, através daqueles que lhes são próximos. Para que esse apoio seja possível, a Cáritas, que vive exclusivamente dos donativos das pessoas de boa vontade, necessita de ser reconhecida e de ter contributos ao longo do ano e em particular, nos momentos especiais como é o da Semana Cáritas. Pedimos a vossa ajuda, pois mesmo nas paróquias há muitos católicos que ignoram a Cáritas nas suas várias dimensões e, infelizmente, há muitos párocos que não falam da Semana Cáritas, nem mesmo no Domingo Cáritas. Todos somos importantes nesta campanha. É pelo envolvimento e contributo de cada um, que o nosso voluntariado, em espaços de influência, torna eficaz o nosso testemunho de cristãos.
Até breve e que Deus vos proteja,
Luís Macieira Fragoso