Nesta comunicação, é com muito gosto que presenciamos e vos damos a conhecer várias expressões da vitalidade da Rede Cáritas destas últimas semanas. É o caso da visita e da experiência vivida por colaboradores da Cáritas da Arquidiocese de Lublin, na Polónia, no contacto com pessoas em situação de pobreza do nosso território e da operação de recolha de alimentos, promovida pela Cáritas Portuguesa e a Missão Continente, com organização da CDL e a participação de sete Cáritas Paroquiais.
Sublinho ainda a parceria estabelecida pela CDL com o Centro Social Paroquial de São Vicente de Alcabideche, para passar a gerir o Lar da Bafureira (Parede) – um acordo alicerçado na sua dimensão e reconhecida capacidade de gestão. Os tempos de hoje são muito exigentes e as IPSS são cada vez mais chamadas a assegurar com sustentabilidade um bom serviço social aos utentes. Ao ser uma grande vantagem, estamos convencidos que a exploração deste equipamento por uma IPSS da Igreja irá permitir obter o ganho que a sua dimensão permite.
É tempo de férias, merecidas para quem, através do voluntariado ou da sua profissão, deu o seu melhor ao serviço dos outros. Importa ainda assim acautelar a subsistência dos que, por nada terem, permanecem, neste período, na sua frágil situação.
Faço votos para que todos possam ter umas férias felizes e retemperadoras.
Até breve,
Luís Macieira Fragoso