Caros amigos,
É com muita alegria que hoje me dirijo a vós, saudando-os pela vossa forte participação no Encontro Nacional de Cáritas Paroquiais, dando desta forma um forte sinal da vitalidade da Rede, no Patriarcado de Lisboa.
Espero que todos tenham sentido que valeu a pena, pelo convívio, pela oportunidade de aprofundamento do que na realidade é a Cáritas, pelas possibilidades, que através dela, podemos levar aos que necessitam de ajuda e pela oportunidade de ver o nascimento e afirmação de uma Cáritas Jovem, projeto em que pomos muita esperança. E, como sempre, experimentar as oportunidades que se podem conseguir através de uma Rede Cáritas ativa, onde a oportunidade para trocarmos experiências de boas práticas deverá estar sempre presente. Por tudo isto, foi com muita pena que não pude acompanhar-vos no dia 18, mas um compromisso familiar não mo permitiu.
Partilho convosco, a ação de solidariedade mais recente, em que sob a liderança da Cáritas Interparoquial do Tojal, a CP, a CDL, a Associação de Moradores e um grupo de voluntários de uma empresa que decidiu dar do seu tempo para dedicar aos outros, se procedeu a uma operação de limpeza no bairro do Zambujal, contribuindo para a melhoria das condições de vida dos habitantes e assim contribuir também para a melhoria da “Casa Comum”.
Continuamos o nosso trabalho nas escolas, para desta forma sensibilizarmos os “homens de amanhã” para a importância de olharmos uns pelos outros, particularmente pelos mais fracos, na certeza de que todos contamos. Assim esperamos ir passando a mensagem Cáritas.
Finalmente, uma breve referência às eleições para o Parlamento Europeu que se realizam no próximo dia 9 de junho, domingo. Esperamos que a Europa continue a desenvolver-se como um espaço de solidariedade, tal como sonhado pelos seus fundadores, e que os próximos eleitos sintam a necessidade de se baterem por uma Europa coesa e solidária, onde instituições como a nossa sejam acarinhadas e estimuladas para ajudarem a levantar os que por qualquer razão caíram na pobreza. Vamos todos votar.
Um abraço amigo a todos vós,
Luís Macieira Fragoso, Presidente CDL