A Confederação Cáritas (Caritas Internationalis) acolhe a nova exortação apostólica “Laudate Deum”, lançada pelo Papa Francisco na festa litúrgica de São Francisco de Assis (4 outubro). A carta é uma atualização da sua carta encíclica Laudato Si’, publicada em maio de 2015, e expressa as “sinceras preocupações do Papa sobre o cuidado da nossa casa comum”.
A Cáritas partilha as preocupações do Papa Francisco sobre as alterações climáticas e especialmente o seu impacto nas pessoas mais vulneráveis, que muitas vezes têm de deixar as suas casas para escapar às consequências do aumento global das temperaturas e da poluição ambiental, incluindo doenças, secas, inundações, fortes chuvas, falta de alimentos e água potável e erosão costeira.
Em resposta às mensagens do Papa Francisco nas cartas encíclicas “Laudato Si’” (2015) e “Fratelli tutti” (2020), a Caritas Internationalis lançou a sua campanha global “Juntos Nós” sobre ecologia integral em dezembro de 2021 para mobilizar toda a confederação para a criação de uma “comunidade de cuidado”. Os trabalhadores e voluntários da Caritas continuam a encontrar formas criativas de cuidar do ambiente a nível popular, ao mesmo tempo que apoiam as pessoas que sofrem com as alterações climáticas.
Agora, a exortação apostólica “Laudate Deum” oferece às organizações da Caritas uma nova inspiração para combater a degradação ambiental e social.
A nova exortação apostólica é um apelo extremo para traduzir a preocupação generalizada com as alterações climáticas e a degradação ambiental em ações concretas: “Devemos ir além da mentalidade de parecer preocupados, mas não ter a coragem necessária para produzir mudanças substanciais” (56).
Texto: Caritas Internationalis; tradução e adaptação: CDL