Inovar
“Inovação, de acordo com a Wikipedia, é um processo criativo, transformador, que promove ruptura paradigmática, mesmo que parcial, impactando positivamente a qualidade de vida e o desenvolvimento humano. Inovação pode ser também definida como fazer mais com menos recursos.
A Cáritas Europa tem vindo a desenvolver, desde há uns anos, um Festival da Inovação, onde são apresentados projetos inovadores desenvolvidos pelas Cáritas dos vários países europeus.
A missão do festival é desmistificar a percepção PERCEPCAO da inovação como algo inatingível, de alto limiar e de alta tecnologia e proporcionar uma dose poderosa de inspiração, novas ideias e uma sensação de conexão.
De acordo com a Cáritas Europa “as abordagens inovadoras serão essenciais em todas as áreas do nosso trabalho para permitir que a rede Caritas Europa cumpra a sua missão nos próximos anos. A inovação tem a ver com ser eficiente e garantir a sustentabilidade para nós enquanto rede, mas, acima de tudo, com encontrar soluções sustentáveis para as pessoas que servimos.”
Também a Rede Cáritas em Portugal está empenhada em trazer a inovação para a ação quotidiana e por isso no próximo Encontro Nacional de Cáritas Paroquiais haverá um momento de partilha de alguns projetos, em desenvolvimento em diferentes geografias do nosso país.
Pretende-se apresentar projetos simples, de fácil implementação, mostrando que se pode fazer diferente mesmo com poucos recursos materiais e humanos.
É cada vez mais importante refletir sobre a ação desenvolvida por cada grupo paroquial de ação social e permitir que se consiga evoluir de uma ação meramente assistencialista, para uma ação capacitante, promotora de mudanças efetivas na vida das pessoas que usufruem dessa resposta.
Campanha Essilor – Vision as Needed
A Cáritas Portuguesa firmou um protocolo com a OneSight EssilorLuxottica Foundation para a realização de rastreios, consultas e oferta de óculos para pessoas acompanhadas pelas Cáritas Diocesanas e Paroquiais.
A campanha consiste num primeiro rastreio para identificar problemas de visão, uma consulta de oftalmologia para quem precise de óculos e a oferta desses óculos com a graduação necessária.
Em Lisboa a ação irã desenvolver-se no início de Junho, dia 3 ou 4, na Paróquia da Damaia.
Apesar de não ser fácil para todos deslocarem-se até essa Paróquia, sugerimos que as Cáritas mais próximas vejam se têm famílias que possam ter necessidade de realizar esse rastreio, sobretudo pessoas que manifestem clara necessidade de usar óculos e que ainda não tenham tido a possibilidade de aceder a ações de rastreio.
Em breve daremos mais informações.
Texto: Ana Catarina Calado