Formação e Capacitação
Para além das suas atividades diretas com pessoas em vulnerabilidade, entre elas migrantes e idosos, a CDL tem vindo ao longo dos anos a desenvolver um trabalho de capacitação dos voluntários dos grupos paroquiais de ação social e, nestes últimos anos, um trabalho mais específico de capacitação e mentoria na área dos migrantes.
Aproveitando as dinâmicas criadas durante a pandemia, de recurso às reuniões à distância, também ao nível da formação se tem aproveitado esta nova ferramenta, permitindo que, numa mesma sessão e de uma forma cómoda, estejam presentes voluntários das diferentes zonas geográficas do nosso Patriarcado.
É com enorme satisfação que vamos percebendo o interesse crescente demonstrado pelas várias Cáritas Paroquiais em se capacitarem para a ação que desenvolvem.
Neste mês de Março demos continuidade ao percurso formativo online, iniciado em Fevereiro. Nesse mês, o tema abordado foi o da proteção de dados. Agora falámos sobre os fundamentos e características da ação social cristã, na Paróquia. À cadência de um tema por mês, queremos ir abordando temas como pensamento social cristão, atendimento de proximidade, voluntariado, participação, entre outros, que possam surgir.
Mas também, com o aliviar das restrições sanitárias impostas pela pandemia, se tem procurado ir ao encontro das comunidades paroquiais, realizando formações presenciais. Neste último mês destacam-se as formações em Turquel (que juntou os voluntários das Cáritas Paroquiais de Turquel, Évora de Alcobaça, Vimeiro e Benedita), na Atouguia da Baleia (que juntou crianças e jovens da Catequese e respetivos pais) e na cidade de Lisboa, no Bairro Padre Cruz e no Lumiar.
Rede Cáritas
O fortalecimento da Rede Cáritas tem sido outra preocupação, pois só assim conseguiremos dar uma resposta cada vez mais célere e próxima. Com a emergência da Ucrânia foi ativada a nossa rede de resposta a emergências e catástrofes (PIREC). Apesar de estar a funcionar em ritmos muito diferentes nas várias vigararias do Patriarcado, este último mês provou a importância e utilidade desta rede. Importa que cada vez mais se perceba que só funcionando de forma articulada, dentro das estruturas da Igreja, e em diálogo com as restantes estruturas civis, se conseguirá dar uma resposta adequada, evitando duplicações e desperdício de recursos.
Ainda no âmbito da Rede Cáritas do Patriarcado importa referir a Semana Nacional Cáritas, e sobretudo a forma como as várias Cáritas Paroquiais aceitaram o desafio de assinalar esta semana nas suas comunidades paroquiais, permitindo dar a conhecer a ação da Cáritas e motivando mais pessoas a colaborar. É um verdadeiro exemplo de sinodalidade o caminho que temos vindo a trilhar com as Cáritas Paroquiais do nosso Patriarcado.
Aqui, importa ainda referir as novas Cáritas Paroquiais que entretanto se juntaram à nossa rede – o grupo de acolhimento Nª Sra da Conceição das Caldas da Rainha, o grupo da Paróquia do Vimeiro, da Paróquia de Nª Sra do Amparo de Benfica e da Paróquia da Penha de França, são os membros mais recentes desta nossa família Cáritas, que vai assim ficando cada vez mais rica, na diversidade de Paróquias que a compõem.
Fundação Famílias comVida
A Cáritas Diocesana de Lisboa é, em parceria com a Pastoral da Família do Patriarcado de Lisboa, membro fundador da Fundação Famílias comVida.
A Fundação Famílias comVida está ao serviço das Paróquias, trabalhando para que, na Diocese de Lisboa e em cada Paróquia, possa haver um centro de apoio ao desenvolvimento e fortalecimento da família, com o objetivo de facilitar a vida às Famílias (e aos seus membros) que se querem robustecer, crescer e ser protagonistas do seu próprio desenvolvimento; e/ou que precisam de enfrentar/superar um desafio ou um problema numa determinada situação ou fase de vida; e que o querem fazer segundo os critérios, princípios e valores cristãos de construção e cuidado da família e sociedade.
Familias comVida – oficinas
Entre as atividades desenvolvidas destacam-se as Oficinas da Família – sessões de sensibilização, de informação ou de formação sobre um tema do âmbito da vida da família e do interesse de quem vai assistir/participar. São realizadas online, muito embora os participantes possam estar juntos e em presença na paróquia. Têm o objetivo de possibilitar às famílias e seus membros conhecimentos e ferramentas para a sua vida de todos os dias, úteis para o seu desenvolvimento e fortalecimento, apoiando as famílias para serem protagonistas disso mesmo, num caminho em relação uns com os outros, com Deus e com a sua comunidade.
Para saber mais sobre este assunto, escreva para: oficinasdafamilia@familiascomvida.pt
Texto: Ana Catarina (Coordenadora-geral CDL); Fotografia: Google Pics