Plano Institucional de Resposta a Emergências e Catástrofes (PIREC)
A resposta a emergências e catástrofes faz parte da natureza da Cáritas em todo o mundo. Sempre que existem situações de emergência e catástrofe em qualquer país do mundo, a Cáritas tem tido uma presença pronta no auxílio às populações.
Em Portugal a Cáritas faz parte das entidades de apoio do Plano Nacional de Emergência e Proteção Civil. Contudo a estrutura Cáritas, bem como a rede de Paróquias, estão pouco preparadas para responder a situações de emergência e catástrofe.
A resposta existe mas muitas vezes baseada em voluntarismo de última hora e não com base numa resposta organizada e coordenada. As estruturas da Igreja estão pouco preparadas para agir, há falta de coordenação e de noção da responsabilidade inerente ao cristão em relação à proteção civil, bem como falta formação e o desenvolvimento de uma cultura de prevenção.
Por esse motivo, desde 2015 que se criou um grupo de trabalho constituído por várias Cáritas Diocesanas para pensar uma resposta estruturada de toda a rede Cáritas, onde se incluam todas as paróquias e a sua capacidade de apoio.
Assim nasceu o Plano Institucional de Resposta a Emergências e Catástrofes, que foi aprovado pela Conferência Episcopal Portuguesa em 2019.
Para a concretização e operacionalização do Plano foi constituído o Grupo Coordenador Nacional e Equipas Diocesanas em cada Cáritas Diocesana. Estas equipas tinham encontros semestrais (antes do Covid) que passaram a ser quinzenais, via zoom, desde Abril, para a gestão da resposta da Cáritas na pandemia. A nível diocesano, a Equipa tem estado a apresentar o PIREC em todas as reuniões de Vigararia, de modo a que sejam identificados interlocutores vicariais para esta área.
A primeira tarefa que estes interlocutores vicariais terão de realizar será o levantamento de todos os recursos que possam ser utilizados numa situação de emergência em cada uma das Paróquias (locais de armazenamento de bens, locais de alojamento temporário, capacidade de confeção de refeições, voluntários, entre outros).