Ainda em rescaldo da JMJ, onde todos nós estivemos de alguma forma envolvidos, surgiu a oportunidade de uma campanha de recolha de alimentos, em parceria com o Continente.
Aquilo que inicialmente parecia ser um desafio de difícil superação – preencher dois dias de recolha, numa 6ª feira e Sábado em pleno mês de Agosto, num supermercado em Oeiras, tornou-se um verdadeiro exemplo do dinamismo da rede Cáritas, que temos vindo a desenvolver no nosso Patriarcado.
Foi feita uma divisão dos turnos por várias Cáritas Paroquiais (Famões, Oeiras, UP de Nova Oeiras e S. Julião da Barra, Lumiar e Paço de Arcos), tendo cada uma delas de assegurar entre um e dois turnos. A recolha foi um sucesso, com a participação de 47 voluntários de todas as idades. Apesar do cansaço foi maravilhoso ver a alegria no rosto de cada um deles, na certeza de estarem a contribuir para uma causa maior e a entreajuda que se criou entre diferentes Cáritas Paroquiais, com uns a partilhar com outros os excedentes da Campanha.
Ainda no mês de Agosto tivemos de por de pé a campanha de recolha de material escolar, numa parceria com o Lidl. A campanha teve lugar a 16 e 17 de Setembro, numa altura em que sabemos que as atividades paroquiais ainda estão a recomeçar. Mesmo assim conseguirmos que a recolha se fizesse em 32 lojas, tendo participado Cáritas Paroquiais, Conferências Vicentinas, Grupos Paroquiais de Ação Social, Centros Sociais Paroquiais e Paróquias sem grupos de ação social formalmente constituídos. Dos ecos que recebemos todos agradeceram a oportunidade e a experiência, muito motivadora para os voluntários envolvidos pelo sucesso que a campanha teve. Em muitas lojas o stock de material escolar esgotou devido à boa adesão à campanha e muitas famílias poderão agora beneficiar desta preciosa ajuda, que sem dúvida contribuiu para o sucesso escolar dos seus filhos.
São dois exemplos dos frutos da procura de aproximação às Paróquias, que a Cáritas Diocesana de Lisboa tem procurado fomentar. Juntos somos sem dúvida melhores e duplicamos o impacto da nossa ação.
Bom início do novo ano pastoral para todos!
Texto: Ana Catarina Calado; fotografia CDL