CLAIM COMUNITÁRIO – ao encontro das pessoas, parceiros e comunidades
A CDL, na área dos migrantes, arrancou o ano com a implementação do CLAIM Comunitário, em Cascais. Baseado no princípio de que a integração se faz na proximidade, o CLAIM Cascais pretende alargar a sua área geográfica de intervenção, deslocalizando-se para as periferias do concelho de Cascais, para ir ao encontro das comunidades que mais precisam do seu apoio e intervenção. O nosso foco, em conjunto com estes parceiros, serão o apoio na situação documental, o apoio no acesso a recursos e a melhoria da integração e participação na comunidade. Estão já implementados e a funcionar 3 pontos, através de parcerias com GPAS e Centros Paroquiais.
A par do atendimento que já fazemos noutros 3 pontos fixos em Cascais, em 2025 já foram atendidas 87 pessoas, num total de 136 atendimentos, muitos dos quais se converteram em acompanhamento social, focado em diversas áreas da sua integração.
Rede Cáritas: boas práticas no acolhimento de migrantes
CALL TO ACTION
A CDL quer continuar o trabalho com os diversos grupos da rede Cáritas podendo fornecer vários tipos de apoio e por isso criou há vários anos o Programa LIGAR que se pretende formativo, informativo e de acompanhamento de projetos com vista ao fortalecimento da rede Cáritas nesta área.
Neste momento, estamos a elaborar um guia de boas práticas, no sentido de darmos voz à rede e, consequentemente, aos migrantes que nos pedem apoio em diferentes zonas do Patriarcado. É nosso objetivo demonstrar o impacto positivo da rede Cáritas no apoio a migrantes e, ao mesmo tempo, dar visibilidade a problemas e necessidades das pessoas migrantes e das comunidades onde se querem integrar.
Enviem as vossas ações, mesmo que vos pareçam pequenas, pois todas juntas podem gerar impacto positivo!
Ficamos à vossa espera. Vamos trabalhar juntos?
- joana.henriques@caritaslisboa.pt
- Tel.: 912 462 211
__________________________________
O CLAIM Cascais surgiu de uma parceria entre a Cáritas Diocesana de Lisboa, o ACIDI (Alto Comissariado para a Imigração e Diálogo Intercultural) e a Câmara Municipal de Cascais. Atualmente (operação FAMI2030-FAMI-00329200) é cofinanciado pelo FAMI2030 (Fundo Asilo e Migrações), e pelo Orçamento de Estado através da AIMA (Agência para a Integração Migrações e Asilo).