Na manhã do dia 24 de fevereiro, a CDL voltou à Escola EB 2,3 Quinta de Marrocos, em Benfica, para 5-sessões-non-stop da Cáritas na Escola.
Consigo levou o Paulo Amador, um homem que repetidamente foi dizendo aos alunos: “não desejo que passem o que eu já passei”, e a Loraine NG, uma jovem mulher da Malásia, a estudar Antropologia em Lubling, na Polónia, já nos seus últimos dias de estágio, na Sidónio Pais.
Depois de uma breve introdução sobre a Missão da Cáritas no Mundo e do que esta vai realizando em Portugal, mais precisamente na diocese de Lisboa (com passagem obrigatória pelos 3 anos de guerra na Ucrânia – 24 fevereiro 2022), a conversa com os alunos fez ouvir a história do Paulo, de como um AVC lhe condicionou totalmente a vida, sem, no entanto, lhe vergar a vontade de viver, e o percurso de vida da Loraine, marcado fortemente por uma aposta em si mesma, na resolução de todo o tipo de dificuldade.
O interesse dos alunos foi surpreendente, pela forma como estiveram atentos e pelas perguntas que foram colocando aos dois, mas sobretudo pela enorme empatia que não conseguiu esconder, durante a última sessão, as lágrimas dos alunos mais sensíveis ou emotivos, havendo mesmo quem tivesse de sair da sala para depois voltar.
Os alunos puderam soltar-se, dizer o que lhes ia na alma, cantar, para no final se comprometerem com o desafio confiado à professora de Cidadania: o de darem um jeitinho na casa do Paulo, já que também ele vivia em Benfica, de o convidarem a voltar à escola e de o visitarem, ajudando-o, assim, a lidar com a sua pesada solidão.