Campanha da Caritas Internationalis no Jubileu de 2025
“Transforme a Dívida em Esperança” é o tema da Campanha da Caritas Internationalis para o Jubileu de 2025. Inspirado na mensagem de solidariedade do Papa Francisco, este apelo global defende a justiça da dívida e reformas financeiras transformadoras, para trazer esperança renovada às comunidades sobrecarregadas por dívidas insustentáveis.
O mundo enfrenta uma crise de dívida urgente, mas silenciosa. Mais de 100 países debatem-se com uma dívida pública injusta e insustentável, 65% da qual é detida por credores privados, o que atrasa, se não dificulta completamente, o desenvolvimento e a ação climática. Nos países de baixo rendimento, 60% estão próximos do sobre-endividamento, limitando a sua capacidade de investir no futuro das pessoas. À medida que os pagamentos da dívida superam os gastos com cuidados de saúde e educação, 3,3 mil milhões de pessoas estão a ver negados serviços vitais, aumentando ainda mais a pobreza e a desigualdade.
Embora 80% da nova dívida global em 2023 tenha vindo de países ricos, os países em desenvolvimento enfrentam os custos mais elevados, com taxas de juro até 12 vezes mais elevadas. África, que detém apenas 2% da dívida pública global, suporta alguns dos encargos de reembolso mais pesados. O aumento da inflação, os empréstimos injustos e os choques económicos, como a COVID-19, esgotaram ainda mais os recursos, deixando as nações mais pobres incapazes de investir no seu povo e no seu futuro.
Este desequilíbrio não afeta apenas as economias, mas também as pessoas e os mais vulneráveis da sociedade. As famílias ficam sem acesso a cuidados de saúde, as crianças são forçadas a abandonar a educação e as comunidades estão mal preparadas para as catástrofes climáticas.
Texto e fotografia: Caritas Internationalis, com tradução e adaptação CDL