A Cáritas Europa organizou para os seus membros um workshop sobre “angariação de fundos” (12-13 out) e um fórum sobre “comunicação” (14-15 out). As duas iniciativas, inicialmente pensadas para uma participação presencial em Bruxelas, aconteceram online e tiveram ambas uma boa adesão, com mais de 40 pessoas cada, de diversas Cáritas, entre elas, a Cáritas de Lisboa.
Pessoas convidadas para abordar diversos tópicos sublinharam repetidamente o quão crucial é conhecer bem as audiências, os doadores e os beneficiários em cada angariação de fundos e comunicação. O surpreendente número de pessoas que usam diariamente as redes sociais obrigam a que a comunicação e campanhas se façam através das suas plataformas, recorrendo não à palavra escrita, ao longo texto, mas sobretudo à imagem, ao vídeo. Vídeos, imagens, podcasts devem ser claros, curtos, incisivos e desencadear, através de conteúdos construídos com e sobre histórias reais, emoções positivas, pois é por elas que as audiências respondem às mais diversas campanhas, como doadores, voluntários, pessoas comprometidas.
Angariações online sobrepõe-se a modelos mais reais ou físicos. São mais imediatas, velozes e menos custosas, pois a impressão de materiais, por exemplo, o uso de estruturas e de uma pesada logística, são evitados. O grande desafio hoje está precisamente no contornar e dispensar de equipamentos e estruturas próprias.
As redes sociais são criação de outros e empresas privadas, com os seus próprios interesses. Hoje vemo-nos forçados a comunicar através delas, mas usar a nosso favor, o que possam ter de vantajoso, deve caracterizar o uso que fazemos delas. E ainda que o número de utilizadores revele o quão dependentes estamos delas, outras formas de contacto, como newsletters, sites devem ser exploradas com o propósito de se conseguir uma comunicação mais liberta, focada, próxima e adequada.
A Cáritas Europa está agora a organizar o próximo Festival da Inovação (Caritas Europa Innovation Festival 2022). Projetos inovadores, seja na abordagem de alguma problemática ou enquanto serviços que beneficiem pessoas vulneráveis, podem dar-se a conhecer até ao dia 28 de outubro. Os projetos selecionados terão depois a possibilidade de se apresentarem à rede no Festival do dia 4 de fevereiro de 2022.
Nos dias 6 e 7 de dezembro, a Cáritas Europa oferece aos seus membros um outro momento formativo online sobre a Cáritas Juvenil. O fórum é dirigido a jovens profissionais e a representantes de grupos juvenis da rede Cáritas, e tem por objetivo debater uma estratégia que facilite o seu envolvimento, a partilha de experiências e a rede. Nesse mesmo espaço, a Cáritas Europa apresentará um instrumento de trabalho sobre a Caritas Juvenil.
https://www.caritas.eu/wordpress/wp-content/uploads/2021/09/YC-Forum-2.pdf
Texto: Comunicação CDL; fotografia: Cáritas Europa