À imagem dos 65 anos da Cáritas Portuguesa, também as Cáritas Áustria e Itália celebraram, muito recentemente, 100 e 50 anos de vida. As comemorações, nos dois países, fizeram-se acompanhar de algumas iniciativas.
O Presidente da Cáritas Áustria, Michael Landau, agradeceu, também em nome da Cáritas Europa, o trabalho feito a favor dos mais vulneráveis e desprotegidos, enquanto numa audiência, a Cáritas Itália era agraciada e encorajada pelo Papa Francisco a prosseguir, com criatividade, o caminho do Evangelho, no serviço aos mais jovens.
Não se trata de mais um aniversário, mas também nestas últimas semanas, a Caritas Trieste (norte de Itália) foi premiada com a medalha de bronze dos Ending Homelessness Awards criados pela FEANTSA (Federação Europeia das Organizações Nacionais que Trabalham com os Sem Abrigo), realizados em Lisboa (3ª edição), no âmbito de uma conferência organizada pela Presidência Portuguesa da EU com o tema: “Combating Homelessness – A priority of our Social Europe”. A Caritas Triste conseguiu esta medalha, ao combinar o projeto Housing First com o Fundo Social Europeu e o FAED, com o objetivo de promover caminhos de inclusão para trinta residentes com problemas de habitação.
Texto e fotografia: Cáritas Europa, com tradução e adaptação CDL