Jovens no Conselho Executivo da Cáritas Europa
A história do envolvimento dos jovens com a Cáritas Europa (CE) começou em 2016, durante a Conferência Regional de Lourdes. Pela primeira vez, os jovens juntaram-se aos diretores da Caritas e às discussões estatutárias para mostrarem que têm um importante papel a desempenhar na Confederação. Sucederam-se passos importantes, depois dessa data, e todos eles focados na integração dos jovens na atividade da CE.
Em 2021, o Quadro Estratégico da CE não só se propõe alcançar objetivos que visam um maior envolvimento dos jovens, mas efetivar concretamente a sua integração em todas as dimensões da sua atuação, garantindo assim a sua auscultação, a sua representação na gestão da CE e a sua inclusão na construção e compreensão da sua identidade – um marco verdadeiramente significativo.
Crucial, no seu seguimento, a criação do cargo de Jovem Representante da CE, no Conselho Executivo da CE, votado, por unanimidade, por todas os Membros da Confederação, durante a Conferência Regional deste ano, o que significa que a voz dos jovens na rede passa a ter agora o seu peso ao nível da tomada de decisões. Ficou também decidido que a pessoa para esta função será escolhida pela Rede Cáritas Jovem, constituída por coordenadores juvenis, líderes ou um elemento de contacto, um jovem por cada Organização-Membro.
A CE acredita firmemente que os jovens têm um papel fundamental na construção de uma Europa de solidariedade e de paz. “Os jovens não são apenas o futuro dos povos, mas o seu presente. Com seus sonhos e as suas vidas constroem o espírito da Europa”.
Texto e fotografia: Cáritas Europa; com tradução e adaptação CDL