Como todos sabem, fomos convocados pelo Papa Francisco para um processo sinodal (idêntico ao que trilhámos nos últimos anos, no Patriarcado de Lisboa com o Sínodo Diocesano), e que vai culminar com o Sínodo dos Bispos de 2023. No seu âmbito, somos agora todos convidados a refletir sobre a nossa experiência e a discernir, por inspiração do Espírito, onde ir e como atuar.
Também ao nível da Rede Cáritas temos procurado fazer este caminho de sinodalidade, promovendo encontros entre todas as Cáritas Paroquiais, apelando a que mais grupos paroquiais se juntem à nossa Rede Cáritas, partilhem a nossa identidade e continuemos a caminharmos juntos.
Porque acreditamos que este deve ser o caminho. Não realidades paroquiais isoladas e distantes entre si, mas grupos que se interligam, que refletem em conjunto a sua ação, que colocam em comum o seu saber, a sua prática e os seus recursos, e que sabem que juntos podem ser mais, podem fazer chegar mais longe a voz do pobre, que acolhem e acompanham.
A participação é um dos princípios da Doutrina Social da Igreja, de que já falámos nestas newsletters, e que cada vez mais tem de estar presente e consciente no nosso agir diário.
O documento preparatório convida-nos a refletir sobre várias realidades para dar resposta à pergunta maior que está na base do processo sinodal, reflexões essas que devem ser adaptadas à nossa ação caritativa e à nossa realidade de Rede Cáritas:
– Como colocamos a pessoa/a família no centro da nossa ação? – quem deixamos à margem? (cf. Documento Preparatório, nº 30, I);
– Como evitamos o mero assistencialismo e trabalhamos no sentido da promoção e dignificação das pessoas?;
– Como damos voz às pessoas que nos pedem apoio? – Com quem estamos em “divida de escuta”? (cf. Documento Preparatório, nº 30, II);
– Vivemos a nossa pertença à Cáritas com espírito de missão?;
– Percebemos a importância de, na nossa ação, não esquecermos a dimensão do Anúncio (da Boa Nova, da misericórdia de Deus, do Amor incondicional que tem por todos) e Denúncia (de todas as injustiças que vamos acompanhado e tentando mitigar?); permitimo-nos tomar a palavra? (cf. Documento Preparatório, nº 30, III);
– Como damos espaço no nosso grupo Cáritas a diferentes formas de pensar e fazer? Como gerimos os conflitos e as dificuldades? (cf. Documento Preparatório, nº 30, VI);
– Como podemos fazer crescer e frutificar a nossa rede Cáritas? Como melhoramos a participação de todos? Como garantir que disfraces de anime todos são chamados a dar a sua opinião e que podem efetivamente participar? O que devem ser os nossos encontros de Cáritas Paroquiais? Para que devem servir? (cf. Documento Preparatório, nº 30, IX).
Queremos, enquanto Rede Cáritas do Patriarcado, dar o nosso contributo para a fase diocesana em curso. Muito gostaríamos de nos encontrarmos e de juntos refletirmos nestas questões que nos são colocadas. Mas sabemos o quanto todos somos solicitados pela ação já desenvolvida em cada Paróquia e ao nível de cada Cáritas Paroquial. Por isso, convidamos cada Cáritas Paroquial a partilhar connosco as reflexões que foi convidada a fazer no âmbito da sua Comunidade Paroquial ou, no caso de não ter sido convidada a refletir em grupo Cáritas, que se reúnam agora para tal.
Para além das questões colocadas em cima, devemos também perguntar-nos, de uma forma mais global:
O que tem sido para nós esta experiência da rede Cáritas?
Que caminho nos convida o Espírito Santo a percorrer? Como fortalecer esta rede? Como ser mais Cáritas na nossa ação junto dos irmãos que precisam de nós? Como dar voz aos que são deixados à margem?
Não podemos esquecer que é Cristo que nos impele, é Cristo que nos guia, é Cristo que vemos no nosso irmão que precisa de nós, é o rosto e o abraço de Cristo que o irmão deve sentir quando o procuramos ajudar.
Tiremos proveito do caminhar juntos, sonhar juntos, pensar juntos, decidir em conjunto a Cáritas que queremos ser.
Este é um processo que não termina agora e que queremos continuar nos próximos encontros convosco.
Bom Caminho!
Texto: Ana Catarina (Coordenadora-Geral CDL); fotografia: Google Pics e CDL