Combater o isolamento e a solidão
Quando, às quartas-feiras, entramos no Centro da Caritas Dinamarca somos recebidos por um cheiro quente de cominho, alho, gengibre e de outras especiarias deliciosas. Na cozinha encontramos um grupo de mulheres idosas do Paquistão, que cozinham e que conversam, alegremente, umas com as outras.
O Heartwarming Food é uma iniciativa da Cáritas Dinamarca pensada para combater a solidão e o isolamento a que estão expostas mulheres idosas de comunidades minoritárias. O projeto ajuda-as a sair de casa e a fazer parte de uma rede, conferindo sentido ao envelhecimento e uma sensação de empoderamento.
A cozinha é o centro da atividade desta iniciativa. Neste espaço, as mulheres são convidadas a cozinhar, a conversar, a partilhar histórias, experiências, a sua cultura. Cozinham apenas alimentos frescos doados por uma empresa. Legumes e fruta fresca resultam em refeições saudáveis e vegetarianas.
Mas cozinhar por si só não é o único propósito. Quando cozinham, também cozinham para um centro de crise, próximo das instalações da Cáritas, onde vivem mulheres e crianças vítimas de violência doméstica, a quem são também entregues os alimentos que não tenham sido cozinhados, evitando assim o seu desperdício.
As refeições são levadas para o centro de crise por alunos de uma escola secundária e duas vezes por ano são os próprios alunos que cozinham para este grupo de mulheres e para as pessoas do centro de crise.
Texto e fotografia: Caritas Dinamarca, com tradução e adaptação CDL