CORRIDONIA 4.0
Um concurso da Caritas Diocesana de Fermo (Itália), com o objetivo de olhar e descobrir uma localidade em todos os seus aspetos “invisíveis”, que o visitante, que passa, pode vir a descobrir, mas que, muitas vezes, o seu próprio habitante conhece melhor, mesmo os recantos mais escondidos ou inesperados. Colher e narrar o vazio dos espaços humanos entre o abandono e o potencial.
A iniciativa deseja combater a falta de coesão, a fragmentação da comunidade, a ausência de diálogo e cooperação intergeracional, o isolamento dos jovens, e o risco de despovoamento.
O concurso é sobretudo direcionado para os jovens inativos e outros de uma particular localidade, a quem é pedido que contem a história do lugar a que pertencem através do photovoice, (um método que torna visível o invisível contido na realidade fotografada, que junta os sentidos da visão e audição, e expande a consciência sensorial e o processo reflexivo), e da Peer Education, ou da aprendizagem e partilha de informação entre pares.
O concurso exibe e partilha pontos de vista sobre uma mesma localidade e contribui dando sentido à mesma, esperando, no final, como escreve Calvino, que “o viajante redescubra o passado que já não sabia que tinha”.
Texto e fotografia: Caritas Diocesana de Fermo com tradução e adaptação CDL