Caros amigos,
Depois de um interregno nestas nossas comunicações, não podíamos chegar ao Natal e encerrar o ano sem nos fazermos presentes junto de vós.
Neste trimestre, em que estivemos mais em silêncio, nem por isso estivemos menos ativos, continuando a seguir a mesma linha de ação, procurando melhorar a nossa comunicação através dos OCS e redes sociais, porque se as pessoas não souberem que existimos e o que fazemos, certamente não nos poderão ajudar, e essa ajuda é fundamental para que a Cáritas Diocesana de Lisboa subsista e possa ter capacidade, para através da Rede Cáritas, ajudar os mais vulneráveis. A este propósito, alerto-vos para a Campanha de comunicação e recolha de fundos, designada “NATAL à Mesa com a CDL”, que está presente em várias rádios, canais de televisão e redes sociais. Contamos convosco para a sua promoção.
Prosseguimos também o nosso trabalho, no apoio às paróquias, na criação e desenvolvimento de uma Cáritas Jovem, que se desenvolva em dois sentidos, das paróquias para o nível diocesano e deste (da CDL) para as paróquias. Temos falado repetidamente sobre este tema, porque estamos absolutamente convictos, que para termos uma Igreja dinâmica e com continuidade de ação, é necessário que, desde a juventude, os cristãos se envolvam na ação caritativa. No mesmo sentido, lançámos um programa Cáritas na Escola, que graças a Deus tem tido um bom acolhimento das comunidades escolares.
Como é bem sabido, Sua Santidade, o Papa, declarou 2025 como Ano Jubilar e o Senhor Patriarca quer que a Diocese se envolva ativamente através de um programa intenso, que envolverá todos os setores da pastoral. Assim, Departamento da Pastoral Sócio-Caritativa, onde se inclui a CDL, está a preparar um programa que, naturalmente, se enquadra na programação geral e que para nós será mais significativo durante o mês de março, com especial enfoque na Semana Cáritas, que continuará a ser celebrada pela CDL em associação com uma vigararia. O programa está a ser desenvolvido e oportunamente será partilhado, mas desde já vos alerto para a importância de vivermos em conjunto as celebrações deste Ano Jubilar no Patriarcado de Lisboa.
Nesta comunicação tenho ainda que referir que é com tristeza que, no fim do corrente mês, a nossa Coordenadora Geral, Dra. Ana Catarina Calado, vai deixar a CDL, para abraçar outro desafio profissional. Aqui, perante a Rede Cáritas pela qual ela tanto fez, presto o meu louvor e agradecimento. Felizmente, é com satisfação que vos anúncio que graças a Deus pudemos encontrar para o cargo a Dra. Carmo Dentinho Diniz, que tem um conhecimento profundo da Igreja em geral, do Patriarcado de Lisboa em particular, e das questões relacionadas com a atividades caritativas, pois foi durante muito tempo a responsável pela Pastoral da Deficiência. Por estas razões e pelas suas qualidades pessoais, estou certo que irão apreciar o trabalho com ela.
A terminar, quero de fundo coração desejar-vos um Santo Natal e que o Ano Novo seja Feliz e pleno de realizações pessoais, familiares, profissionais e na vossa atividade caritativa.
Até breve se Deus quiser,
Luís Fragoso