Patriarca de Lisboa Celebra o Dia Mundial dos Pobres com Missa no Bairro do Zambujal
No próximo dia 17 de novembro de 2024, celebra-se o Dia Mundial dos Pobres com o objetivo de destacar a importância do apoio aos mais desfavorecidos e de unir a sociedade no combate à pobreza. Este ano, o tema escolhido é «A oração do pobre eleva-se até Deus» (cf. Sir 21, 5).
O Patriarca D. Rui Valério celebrará uma missa, no Bairro do Zambujal, em Alfragide, Amadora, pelas 11 horas, numa iniciativa organizada pela CDL, com o objetivo de atuar na promoção de ações de solidariedade social, sensibilizar a população e as autoridades para a necessidade urgente de erradicar todas as formas de pobreza e fragilidade económica e social no país.
Na Mensagem para este dia, o Papa Francisco recordou o valor pastoral do Dia Mundial dos Pobres, incentivando cada comunidade a não subestimar a importância deste momento. “É uma oportunidade pastoral que não deve ser subestimada, porque desafia cada fiel a escutar a oração dos pobres, tomando consciência da sua presença e das suas necessidades”, sublinhou o Santo Padre.
A taxa de pobreza no país aumentou, impactando de forma preocupante crianças e jovens. Numa altura em que 17% da população vive com dificuldades, este dia convida-nos a escutar e apoiar quem mais precisa, num gesto de proximidade e compromisso. O Dia Mundial dos Pobres surge então, como um momento de reflexão e de apelo à ação, lembrando que a luta contra a pobreza é um dever coletivo, e que o apoio de todos é essencial para uma sociedade mais justa e solidária.