A participação da Cáritas Diocesana de Lisboa na Jornada Mundial da Juventude (JMJ)
Um ano depois da JMJ 2023, um evento que reuniu milhares de jovens de todo o mundo em Lisboa, relembramos o papel importante que a Cáritas Diocesana de Lisboa desempenhou no acolhimento e apoio aos peregrinos, promovendo o espírito de solidariedade e hospitalidade.
Nos meses que antecederam as Jornadas, a Cáritas Diocesana de Lisboa integrou-se na equipa responsável pela angariação de voluntários, sendo parte fundamental na mobilização de esforços, no acolhimento da Delegação da Cáritas Europa e reuniu-se com a Cáritas Internationalis, reforçando os laços com parceiros internacionais.
Além disso, a CDL inscreveu oito dos seus colaboradores como voluntários paroquiais e cedeu o espaço da sua sede para a equipa de comunicação da JMJ. Para garantir o sucesso do evento, a organização também divulgou ativamente a JMJ, incentivando famílias e paróquias a receberem peregrinos em suas casas. Em colaboração com a Cáritas de Setúbal, a CDL participou na preparação de kits para voluntários e peregrinos e esteve presente em eventos como o pequeno-almoço dos pivôs de voluntários e no Gesto Missionário, no Lar da Bafureira.
Durante a JMJ, a Cáritas Diocesana de Lisboa continuou a sua participação ativa, apoiando a execução de um jogo interativo sobre a Cáritas International e participando no encontro Meet Up da rede Cáritas. A organização também foi destaque numa entrevista concedida à SIC, participou no acolhimento da delegação da Cáritas Internationalis e contribuiu nas discussões do grupo de instituições da Igreja sobre migrações, demonstrando o seu compromisso com temas globais relevantes.
Após o encerramento da Jornada Mundial da Juventude, a CDL recebeu uma doação de kits da JMJ, um gesto que simboliza a continuidade do espírito de solidariedade e união que marcou o evento.
A participação da Cáritas Diocesana de Lisboa na JMJ 2023 refletiu o seu compromisso em apoiar e acolher os jovens peregrinos, fortalecendo a sua missão de serviço à comunidade e à Igreja!