LAR DA BAFUREIRA COM NOVA GESTÃO E NOVO NOME
É com satisfação que comunicamos que, com a assinatura do acordo celebrado no dia 23 de julho, na sede da Caritas Diocesana de Lisboa, a gestão do Lar da Bafureira será transferida para o Centro Social Paroquial de São Vicente de Alcabideche, no dia 1 de outubro de 2024.
Esta decisão reflete a visão estratégica da Direção da CDL, semelhante ao que foi feito anteriormente com a Creche Caritas. Acreditamos que os equipamentos sociais de resposta direta à população devem ser geridos pelas paróquias, dentro do espírito da Igreja.
Com esta transferência, a CDL poderá agora concentrar todos os seus recursos disponíveis no apoio à ação socio-caritativa da Rede Cáritas do Patriarcado de Lisboa, estando assim numa posição mais confortável para cumprir com a sua missão.
Luís Macieira Fragoso, Presidente da Direção da CDL, expressou a sua “enorme satisfação” com a assinatura deste contrato, ao assegurar, por um lado, a continuidade do Lar, ao serviço da Igreja, sob a gestão de uma entidade paroquial sólida e sustentável, já responsável por outros dois lares e com planos para a construção de um terceiro: o Centro Social Paroquial de São Vicente de Alcabideche. E por outro, a ligação da CDL ao Centro Social, através da cedência do edifício, de que é proprietário.
Rogério Fangueiro, Presidente do Centro Social Paroquial de São Vicente de Alcabideche, afirmou que a integração do Lar da Bafureira no complexo social da paróquia de Alcabideche visa atender imediatamente às suas necessidades, dotando-o das melhores condições humanas e técnicas, para que os residentes se sintam verdadeiramente em casa.
Com esta mudança, o equipamento anteriormente conhecido como Lar da Bafureira passará a chamar-se Residência da Bafureira. Esta transição preserva a Caridade Cristã, integrando-se nas respostas sociais de uma verdadeira comunidade paroquial.
Comunicação CDL