Caros amigos,
Cá estamos com uma nova comunicação, tentando, desta forma, manter todos os elementos desta rede a par do que de mais relevante se vai passando no nosso espaço caritativo.
Como é bem sabido, este ano celebrámos a Semana Cáritas com a Vigararia de Mafra. Com ela levámos a cabo um conjunto de ações que ajudassem a dinamizar a ação sócio caritativa na região, a refletir sobre o papel dos que estão envolvidos nesta ação pastoral, e a dar a conhecer, simultaneamente, o que fazemos e como aplicamos as ajudas dos doadores que confiam na Cáritas para fazerem chegar o seu apoio aos carenciados. Este foi um tempo importante, mas importa agora dar-lhe continuidade. E foi nesse sentido que as IPSS da Vigararia de Mafra e outros grupos sócio caritativos voltaram a juntar-se, em junho, na Misericórdia da Venda do Pinheiro, para refletirem sobre a sustentabilidade do seu trabalho.
Gostaria também de assinalar o que se vai fazendo com o projeto PAR e PASSO. Estamos a desenvolver um recrutamento de voluntários, a quem formamos, para irem ter com os idosos das paróquias de Benfica e Penha de França, para depois os acompanharem nos momentos de solidão. Não é uma tarefa fácil, mas é com a aprendizagem e a “embalagem” adquirida, neste projeto, que esperamos ficar capazes de reproduzir esta experiência noutros locais.
Voltando de novo à importância de cativarmos os jovens, podemos colher experiências edificantes na Cáritas Europa ou com outras instituições europeias que já trabalham muito com os jovens.
Finalmente queria exortar-vos a lerem, naturalmente, esta pequena comunicação à Rede, sem esquecer a importância de, em conjunto, irmos preparando, no Patriarcado, as atividades que, no próximo ano, sejam dignas das celebrações jubilares.
Muito obrigado pela vossa atenção.
Que Deus Nosso Senhor vos acompanhe.
Luís Macieira Fragoso