A avaliação da Semana Nacional Cáritas dinamizada em Mafra pela Cáritas Diocesana de Lisboa, deixou em agenda um segundo encontro destinado aos Grupos Paroquiais de Ação Social, a operar no território da Vigararia de Mafra. O encontro teve lugar no dia 4 de junho, às 21h, na sede da Santa Casa da Misericórdia da Venda do Pinheiro. Estiveram presentes a CDL, o padre Paulo Gerardo, vigário de Mafra e pároco da Malveira, outros párocos, a Provedora da Santa Casa, o Presidente da Solicitude, elementos de várias Conferências Vicentinas e IPSS, alguns dos seus técnicos da Cáritas Paroquial da Ericeira (O Farol).
O encontro abordou o tema da Sustentabilidade das IPSS, tendo tido por convidado o Prof. João César das Neves (UCP) e por moderador o Diretor Geral da Santa Casa de Misericórdia da Amadora, Dr. Manuel Girão.
A exposição do Prof. João César das Neves sublinhou a Caridade da Igreja como o grande fundamento da sustentabilidade das suas instituições sócio caritativas. No centro do serviço da Igreja ao “Outro” o rosto de Cristo, presente de forma muito particular nos mais pobres e vulneráveis. As suas palavras invocaram ainda como fontes da sustentabilidade das instituições antes de mais os fiéis das comunidades cristãs e só depois as empresas e por fim do Estado. Tecidas algumas considerações sobre a relação com uma destas fontes, todas elas enfatizaram no final que era fundamental que as instituições não se desvirtuassem e não perdessem a sua independência. O foco terá de estar sempre no alicerce ou na razão de ser da ação sócio caritativa da Igreja, sendo por ele e com ele que as dificuldades se vencem e o futuro se aguarda com esperança.
Algumas instituições presentes no encontro puderam usar da palavra. Umas colocaram questões, outras falaram das suas experiências e do que pensavam sobre o que tinham ouvido.
No final, a CDL pode ainda saudar os presentes e louvar aquele encontro, a que chamou de “um dos frutos da Semana Nacional”. Na verdade aquele momento era um sinal claro de que a Semana não tinha terminado no Dia Cáritas, mas que continuava viva em expressões como aquela e no coração de cada um dos presentes. O encontro terminou com um momento de convívio e de partilha, ajudado por um chá frio ou quente e uns biscoitos, e deixou no ar uma terceira edição daquela sessão, a ser preparada por uma equipa “ad hoc” e a ter lugar em outubro deste ano, num outro lugar da vigararia.
Texto e fotografia: CDL