Movimento Cáritas Jovem
Todos os que puderam participar no Encontro Nacional de Cáritas Paroquiais e Grupos Paroquiais de Ação Social, no passado Sábado dia 18 de Maio, têm bem presente o testemunho deixado pelos vários jovens que estiveram no encontro.
O envolvimento dos jovens na ação social da Igreja é um desafio que tem vindo a ser trabalhado pela Cáritas, aos seus diferentes níveis.
O movimento Cáritas Jovem é um movimento dentro da rede europeia da Cáritas que pretende aumentar o compromisso dos jovens nas diversas Cáritas e permitir que se tornem protagonistas do seu próprio desenvolvimento.
Pretende aumentar a participação dos jovens na ação e projetos da Cáritas, fomentando a sua preocupação pelo bem comum e tornando-os membros ativos da comunidade. Quer permitir que os jovens sejam co-criadores de projetos e iniciativas e que a sua voz seja ouvida na rede Cáritas e dar-lhes oportunidade para que expressem as suas ideias, sonhos e objetivos, mesmo que pareçam inalcançáveis.
Para operacionalizar estes objetivos a Cáritas Diocesana de Lisboa reuniu com a Pastoral Juvenil, a Pastoral Universitária e a Pastoral das Vocações.
Após a JMJ os jovens reuniram-se e puderam expressar os seus sonhos em relação à Pastoral Juvenil e aos frutos da JMJ. É com base nessas conclusões que a Cáritas de Lisboa vai iniciar contacto com alguns grupos de jovens já envolvidos com as Cáritas Paroquiais ou que se queiram envolver e propor uma ação concreta para o próximo ano pastoral, de modo que o movimento Cáritas Jovem se torne uma realidade no Patriarcado de Lisboa.
Ana Catarina Calado, Coordenadora-Geral CDL