Gostaria de começar estas breves palavras por lembrar a importância da Semana Cáritas que este ano a CDL viveu em conjunto com a Vigararia de Mafra. Foi um tempo em que com as comunidades das paróquias daquela vigaria, tentámos sensibilizar as pessoas em geral e os católicos em particular para a importância para levar à prática a Caridade, promovendo em vários ambientes reflexão sobre o que isso significa. Procurámos também aproximar-nos dos jovens do Concelho de Mafra, através do contacto direto com os alunos das várias escolas secundárias ali existentes porque sabemos que as sementes deixadas naquelas idades podem fazer efeito imediato, mas também sucede que podem manifestar-se muito tempo depois porque os jovens têm uma capacidade de absorção que eles próprios desconhecem. Neste período focámo-nos em Mafra, mas procuramos continuar a ser visita assídua nas escolas do espaço do Patriarcado de Lisboa. Neste período procuramos sensibilizar de forma mais intensa as pessoas de boa vontade para a importância de financiar a Cáritas através dos seus donativos, uma vez que a instituição vive dessas contribuições generosas que permitem auxiliar as pessoas em dificuldade. Neste aspeto foi com muito gosto que vi este ano um muito significativo aumento de voluntários que se disponibilizaram a levar a imagem da Cáritas nas caixas de recolha de donativos. Esta forma de recolha de fundos tem em relação às formas eletrónicas a importância da interação pessoal e de mostrar a vitalidade da Cáritas através dos seus voluntários.
Estamos prestes a chegar à Semana Santa e ao seu culminar na grande festa da ressurreição de Nosso Senhor Jesus Cristo. Porque Cáritas é amor, nesta semana importa refletirmos no amor de Deus por cada um de nós, entregando seu Filho à morte e morte de cruz para nos salvar dos nossos pecados.
Caros amigos, faço votos que a nossa Semana Santa seja vivida intensamente e que o Cristo Ressuscitado nos inspire a levar melhor à prática, na nossa Rede Cáritas, o amor Caridade.
A todos saúdo com fraternal amizade,
Luís Macieira Fragoso, Presidente CDL