Caros amigos,
Ainda no início do novo ano civil, dirijo-me a todos vós para vos desejar que ele seja muito feliz e com saúde.
Este novo ano apresenta-se, a nível mundial, muito ensombrado pela guerra, que não só não dá mostras de abrandar, como, pelo contrário, parece expandir-se para geografias e atores diferentes. Esta situação associada aos problemas que subsistem, como o súbito aumento do custo de vida e as dificuldades resultantes dos problemas estruturais que afetam a sociedade portuguesa em setores fundamentais, como a educação, a saúde e a habitação, cria-nos a nós, Cáritas, um cenário muito desafiante. Temos pela frente um trabalho difícil, mas estou certo que com a ajuda de Deus, seremos capazes de responder ao desafio e cumprir a nossa missão ao serviço dos necessitados.
A Semana Nacional Cáritas este ano realiza-se de 25 de fevereiro a 03 de março. Não é de mais salientar a importância desta semana para dar a conhecer às nossas comunidades o que vimos fazendo e o muito que falta fazer nesta missão de auxílio aos que, numa dada circunstância, carecem da nossa ajuda. Para que o possamos concretizar, necessitamos de voluntários, de pessoas de boa vontade, mas também de contributos financeiros regulares, que nos permitam um planeamento em que possamos ter uma ação mais eficiente e eficaz. Esta semana é, por conseguinte, uma grande oportunidade que não podemos desperdiçar.
Como sabem, desde há vários anos temo-nos associado a uma vigararia do Patriarcado de Lisboa para celebrarmos a Semana Cáritas. Este ano será com a Vigararia de Mafra, que nos acolheu com muita abertura e empenho.
Exorto-vos, pois, a planear e a executar um conjunto de ações na vossa Vigararia, ou pelo menos na vossa paróquia, para que a Cáritas fique bem conhecida pelo que faz e o potencial que tem para ir mais além. Conto convosco.
A todos saúdo fraternalmente no Amor de Cristo.
Luís Macieira Fragoso – Presidente da Direção da CDL