A Cáritas Diocesana de Lisboa tem, nos últimos anos, feito um esforço para aumentar o número de Cáritas Paroquiais na área do Patriarcado de Lisboa.
Numa lógica utilitarista pode-se levantar a questão do que é que se ganha com isso?
Na mesma lógica utilitarista poderemos responder – NADA!
Contudo não é essa a lógica que nos move, e bem sabemos que uma das missões das Cáritas Diocesanas é a de ajudar a dinamizar e fortalecer a ação social da área da sua diocese, e estamos também assim a cumprir a nossa missão.
Mas não será apenas essa a motivação que nos anima.
A Cáritas Diocesana é o braço da caridade do seu Bispo diocesano assim como a Cáritas Paroquial o é do seu Pároco. A Cáritas dá uma marca de eclesialidade à ação social. Estamos juntos a levar o amor de Jesus a todos os que mais precisam de sentir esse Amor e essa Presença.
Além disso, todos sabemos que se queremos chegar mais longe, devemos ir acompanhados e o caminho sinodal que temos vindo a fazer, primeiro a nível do Patriarcado e agora ao nível da Igreja universal, é prova disso mesmo.
O caminharmos juntos anima-nos, sabemos que não estamos sós perante as dificuldades que nos surgem no caminho. As partilhas de boas práticas, de recursos, de conhecimentos ajudam a fortalecer a nossa ação, a dar-lhe visibilidade e reconhecimento.
Acreditamos profundamente que o fortalecimento da Rede Cáritas é o caminho certo neste mundo que cada vez mais se esquece do efetivo cuidado pelo outro. Agimos por Amor, querendo ser sinal de esperança junto dos irmãos que se sentem mais sós e abandonados.
Obrigado por acreditarem também que este é o caminho.
Texto: Ana Catarina Calado, Coordenadora-Geral CD