Caros amigos,
Este foi efetivamente um verão abençoado!
De facto, este período, normalmente dedicado pela maioria das pessoas a umas férias retemperadoras dos esforços e labutas do ano, interrompe a maioria das atividades e também as nossas. Porém, este ano não foi assim.
Primeiro, na preparação da JMJ 2023, depois na vivência intensa da Jornada da qual saímos vivificados, mais cientes de que quando abrimos o nosso coração ao Senhor, Nosso Deus, podemos experimentar a dimensão da paz e do amor.
Depois, o conjunto de atividades que nesta comunicação é descrita.
Fiquei de alma cheia pelo empenhamento que vi na Rede Cáritas do Patriarcado, que no mês de agosto e setembro levaram a cabo uma recolha de alimentos no Continente do Oeiras Parque e depois a recolha de material escolar nalgumas lojas LIDL do distrito de Lisboa e Leiria, mobilizadora de várias Cáritas Paroquiais e de outros Grupos Paroquiais de Ação Social.
Foi um ótimo sinal que espero seja indício de um Ano Pastoral em que a CARIDADE esteja muito presente; Ano Pastoral que esperamos seja marcado pelo surgimento de um ativo Movimento CÁRITAS JOVEM, e que este seja também reflexo da extraordinária vivência da JMJ de Lisboa.
Contamos com o entusiasmo de todos para que a nossa missão de socorrer os desvalidos seja uma realidade.
Que Deus nos guarde.
Luís Macieira Fragoso