Caríssimos Amigos,
Acabámos de dar início à Quaresma. A mensagem do Papa Francisco para este tempo, disponível nesta comunicação, sob o tema de “Espiritualidade Cáritas”, apresenta este período litúrgico como ascese ou como “um empenho, sempre animado pela graça, no sentido de superar as nossas faltas de fé e as resistências em seguir Jesus pelo caminho da cruz.”
Hoje, a invasão da Ucrânia pela Russa faz um ano, e há poucas semanas assistimos a um demolidor terramoto, que afetou, na Turquia e na Síria, mais de 26 milhões de pessoas, e que já contabiliza mais de 50 mil mortos. O “empenho” de que fala o Santo Padre, “animado pela Graça”, propõe que não baixemos os braços face às dificuldades, no serviço ao próximo. Antes pelo contrário. O contexto em que vivemos, seja a nível nacional como internacional, faz apelo a que a celebração da nossa Semana Nacional Cáritas, que está muito próxima (5-12 março), seja uma verdadeira superação das nossas faltas de fé pelo poder do Espírito.
A nossa comunicação mensal, por esta via, vai sempre nesse sentido. Ela deseja ser sempre um momento de “graça”, imbuído de motivação, empatia, partilha e alegria, para que todos, nesta nossa Rede, se possam sentir abraçados e encorajados no serviço a quem está em situação de pobreza, exclusão social, ou é vítima de todo o tipo de violência, humana ou ambiental, entre eles tantas mulheres, crianças, idosos, migrantes, refugiados e deslocados.
A Comunicação é também um momento de aprendizagem e de informação. Não só procuramos informar e aprender com o que a CDL e diversas Cáritas Paroquiais vão fazendo, refletindo, formando por terras da nossa diocese, mas também o que a Cáritas Europa e a Caritas Internationalis vão desenvolvendo e promovendo por diversos países a precisar de ajuda. Comunicar é viver este espírito de comunhão e de aprendizagem de novas práticas.
Nesta edição propomos que não nos esqueçamos da Venezuela e do que a Cáritas está a construir por lá, assim como o que é possível oferecer como resposta na Turquia e na Síria. Esperamos sempre que a informação partilhada seja do interesse de todos e que todos a possam ler e assimilar.
Por último, estamos a fechar o programa da Semana Nacional Cáritas na Vigararia V do Patriarcado, que iremos depois partilhar com todos. Duas Cáritas Paroquiais já nos informaram sobre o que estão a pensar realizar durante esta semana, mas aguardamos que outras também o possam fazer. Os desafios pela frente são deveras enormes e muito exigentes. Novos voluntários são extremamente necessários, assim como precisamos, a toda a hora, de todo o tipo de ajuda, seja ela em dinheiro ou em géneros.
Uma boa “ascese quaresmal” e uma frutuosa e alegre Semana Nacional Cáritas.
Fraterno abraço.
Luís Macieira Fragoso – Presidente da Cáritas Diocesana de Lisboa