Incubadora de adultos solidários
No dia Mundial dos Pobres, voluntários da Cáritas Paroquial do Lumiar fizeram biscoitos e bolos, para venda nas missas dominicais, e foi tal a aceitação por parte dos paroquianos, que a iniciativa rendeu 160 euros.
E o apelo, nesse dia, a que novos voluntários se juntassem ao grupo, conquistou duas novas e generosas vontades.
A oração composta para esse dia, inspirada na mensagem do Papa Francisco, foi lida por todos os presentes na celebração eucarística, depois da oração dos fiéis.
O grupo também deu início à venda das velas da Campanha 10 Milhões de Estrelas.
Menos conseguida, em dia de São Martinho, foi a venda integrada na feira organizada pela Junta de Freguesia do Lumiar. A participação do público foi fraca, também pela chuva que caiu durante a tarde.
Com a colaboração da catequese, a preparação dos cabazes de alimentos, tem sido feita nos sábados anteriores à entrega dos alimentos. E o entusiasmo das crianças, adolescentes, catequistas e pais tem sido enorme e contagiante.
“A repetir! A minha filha chegou a casa muito sensibilizada com a atividade e a propor ideias (algumas irrealistas, infelizmente…), para ajudar ainda mais as famílias. Mas mais importante foi perceber que se esta ação se fizer mais vezes, a semente vai germinar e resultar em adultos solidários!”
“É assim mesmo. Excelente sessão de catequese”.
“O entusiasmo dos jovens corresponde à esperança que neles depositam os mais velhos. Parabéns a todos.”
Texto e fotografia: Cáritas Paroquial do Lumiar