RELATÓRIO ANUAL 2021
Apesar do sofrimento e da escuridão que se respiram presentemente na Europa, na apresentação do relatório de 2021, a Cáritas Europa olha com sincera gratidão para o trabalho realizado com todos os seus membros, sublinhando que a rede Caritas contribuiu verdadeiramente para o bem comum, com os muitos e diferentes dons que tem, aprendendo uns com os outros, e num espírito de solidariedade, respeito e apoio mútuo.
2021 foi um novo e alegre começo para a Caritas Europa. O Quadro Estratégico 2021-2028 permitiu uma base sólida no cumprimento de uma mesma missão. A inovação, o envolvimento dos jovens e o desenvolvimento sustentável são pilares desta mesma estratégia a ser integrados em todas as dimensões do trabalho nos próximos anos, de forma a combater as injustiças que levam à pobreza e à exclusão de pessoas em situação de marginalização e vulnerabilidade.
Foram muitas as conquistas positivas, mas também houve inúmeros desafios. O ano continuou a ser profundamente marcado pela pandemia, que impactou severamente a Europa e o mundo inteiro, afetando as pessoas que a Caritas mais serve. A pandemia exacerbou as desigualdades já existentes e aumentou o número de pessoas que vivem em situação ou em risco de pobreza, como deixa claro o relatório de 2021 sobre estas matérias (CARES). A rede Caritas trabalhou incansavelmente para responder a esta situação, prestando assistência e disponibilizando serviços às pessoas a precisar de ajuda, bem como apresentando alternativas para lidar com estruturas e políticas injustas.
O ano foi também marcado por muitas emergências humanitárias. Houve inundações, incêndios florestais e conflitos violentos na Europa. No final do ano, a prolongada crise na Ucrânia agravou-se ainda mais, evoluindo em 2022 para uma guerra em grande escala, com consequências desastrosas para milhões de pessoas. E a resposta a estes esses desastres naturais e aos que são causados pelo homem foi e será, como sempre, Caritas: Amor.
A Caritas está ao lado das pessoas nas situações mais vulneráveis, para que a sua dignidade seja mantida e a esperança surja nos contextos mais desafiadores.
Relatório Anual 2021 aqui.
Texto: Cáritas Europa, com tradução e adaptação CDL; fotografia: Google Pics