Caros Amigos,
Cristo Ressuscitou, Aleluia!
Estamos em plena celebração da Páscoa. Nela Deus nos convida a sermos “Homem Novo”. A este propósito, não é demais citar o Senhor Cardeal Patriarca, que nas celebrações pascais, apontou o serviço aos outros, através da cruz gloriosa de Cristo, como critério de Santidade. Este constitui sem dúvida o nosso repto, uma vez que nos propomos ao serviço dos outros, iluminados por Cristo.
Tal como tenho realçado em anteriores comunicações, verifico, com muita alegria, que as Cáritas Paroquiais do Patriarcado de Lisboa têm sido muito ativas e próximas dos que necessitam de apoio, fazendo desta sua ação um bom testemunho.
Louvo as participações de várias Cáritas Paroquiais no Jornal “Voz da Verdade” com artigos que ilustram claramente que a Cáritas é uma rede que começa no Vaticano, com a Caritas Internationalis, e que inclui a Caritas Europa, as Cáritas Nacionais, a Portuguesa (no nosso caso), as Cáritas Diocesanas e as Cáritas Paroquiais. Estas últimas constituem, sem dúvida, a fundamental mão que executa e dá sentido à Caridade.
Por ser tão importante a ação das Cáritas Paroquiais, a Cáritas Portuguesa resolveu promover um Encontro Nacional de Cáritas e Grupos Paroquias de Ação Social, fomentando assim o seu convívio e uma troca de experiências sobre realidades muito diversas, e, por essa razão, também muito enriquecedoras, tendo em vista um melhor desenvolvimento da nossa atividade e de um sentir da Igreja Católica em espírito sinodal.
Desejo a todos a continuação de uma Santa Páscoa.
Luís Macieira Fragoso