Caros amigos,
Na primeira comunicação deste ano alertei para a importância de prepararmos, em cada paróquia, a Semana Nacional Cáritas. No seu seguimento, e num tempo em que somos solicitados a refletir e a partilhar a nossa visão de como podemos melhor viver a sinodalidade da Igreja, gostaria de sublinhar o elevado significado da Rede Cáritas no Patriarcado como expressão bem concreta dessa mesma sinodalidade. Nesse sentido, exorto-vos a fazer com que a Semana Nacional Cáritas seja sentida na vossa paróquia, e que seja expressão de sinodalidade, quer a nível paroquial como da Rede Cáritas do Patriarcado de Lisboa.
Gostaria também de enaltecer e de agradecer a abertura e acolhimento que, de forma generalizada, tenho constatado em relação às iniciativas da CDL. E é também com base nesta boa recetividade que temos procurado continuar a nossa ação formativa nas comunidades. São muitos os seus benefícios diretos, mas a sua grande vantagem, enquanto contacto, está no facto de abrir a porta a um conhecimento mais próximo das comunidades com quem trabalhamos.
A pandemia parece dar sinais de começar a permitir-nos o regresso a uma vida normal. Mas ainda que assim seja (e Deus queira que sim), as sequelas socioeconómicas na sociedade não vão desaparecer facilmente, pelo que temos que continuar a providenciar um apoio, que por ventura poderá necessitar de evoluir, para se adaptar às necessidades das pessoas que procuramos apoiar.
A todos desejo a continuação de um bom trabalho e uma boa celebração da Semana Cáritas (13 a 20 março).
Que Deus vos proteja e às vossas famílias.
Luís Macieira Fragoso