A importância da Língua Materna
No dia 21 de fevereiro, celebra-se o Dia Internacional da Língua Materna, proclamado pela UNESCO em 1999, com o objetivo de salvaguardar todas as línguas faladas no mundo, honrando tradições culturais e respeitando a diversidade linguística.
Celebrar este dia é também celebrar a diversidade cultural e a interculturalidade. A língua materna estrutura-nos, é a nossa raiz, é pilar da nossa identidade.
Na Cáritas Diocesana de Lisboa, quer através do CLAIM Cascais, quer do Programa LIGAR, ambos vocacionados para melhorar o acolhimento e integração das pessoas migrantes, reafirmamos um compromisso sincero com a diversidade linguística e cultural. Preservar as diferenças de línguas e culturas é promover a tolerância e o respeito pelos outros.
O que podemos nós fazer, enquanto Cáritas Paroquiais, para valorizar a língua materna? Deixamos uma sugestão: promover sessões interculturais, ou seja, tertúlias com pessoas de diferentes nacionalidades, em que todos partilham algo da sua cultura e língua.
____________________________
O CLAIM Cascais surgiu de uma parceria entre a Cáritas Diocesana de Lisboa, o ACIDI e a Câmara Municipal de Cascais. Atualmente é cofinanciado pela Câmara Municipal de Cascais, pela Cáritas Diocesana de Lisboa e pelo FAMI (Fundo Asilo e Migrações), através do Alto Comissariado para as Migrações enquanto autoridade delegada.
O projeto LIGAR Pessoas e Serviços é promovido pela Cáritas Diocesana de Lisboa e cofinanciado pelo FAMI e pelo Alto Comissariado para as Migrações, tendo a SGMAI como autoridade responsável.