Oficinas “Questionar a alimentação”
Na última Newsletter CDL publicámos o texto “Em Louvor da Sopa”, tendo a ALÉM assumido o compromisso de relatar as atividades subsequentes aos Encontros de Rua realizados durante a pandemia. Esta iniciativa levou a ajuda da Cáritas Diocesana de Lisboa, através da Paróquia de N. S. da Conceição da Outurela à população mais vulnerável, apoiada pela Associação. Mal houve condições favoráveis, a 11 de novembro, iniciámos as Oficinas “Questionar a Alimentação”.
A primeira, sobre sopa, tinha em cima da mesa a panela, ainda quente, com sopa confecionada pela Clara Silva, da Direção. Num cesto, estavam todos os ingredientes. Apresentada a receita, conversámos sobre a importância deste alimento nas nossas mesas. Estavam presentes duas jovens que parecia necessário motivar para o tema. Para começar, baseados no Prof. Doutor Emílio Peres, referimos um estudo inglês, anos 80, acerca do estado nutricional das crianças nas escolas. Concluiu-se que as crianças institucionalizadas, dada a sua vulnerabilidade social, apresentavam melhores índices de saúde que as de classe média, alimentadas com produtos refinados e processados. Supostamente bem nutridas, ao contrário das outras, apresentavam anemia. Esta narrativa despertou o interesse das jovens que quiseram saber como mantermo-nos saudáveis comendo pouca, ou nenhuma proteína animal.
Voltando à Roda dos Alimentos e ao peso relativo de cada grupo, voluntários mais jovens lembraram que as sementes, grão, feijão, ervilhas, favas, lentilhas…, ricas em proteína, ajudam a reduzir a quantidade de carne e peixe no quotidiano. Sugerimos outras sopas que, de inverno, além de alimentarem, são muito reconfortantes. As mulheres falaram daquelas que sabiam fazer e os voluntários apresentaram outras sugestões: grão com espinafres, feijão branco com nabos, sopa de ervilhas, feijão-verde, nabiças, tomate, cebola, alho francês, sopa da pedra… Como era magusto, servimos um cartucho de castanhas cozidas com pau de canela ou erva-doce, além do copo com a sopa.
Texto e fotografia: Associação ALEM