A Campanha tem por motivação e inspiração as encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti, sendo sua ambição pô-las em prática como uma grande família Cáritas.
A degradação da nossa Casa Comum, agravada pela atual pandemia global, teve um impacto desproporcional em todos, especialmente naqueles que já enfrentam desvantagens, marginalização e múltiplas formas de vulnerabilidade.
Se não nos importarmos juntos com a nossa Casa Comum, a maior parte da humanidade ficará sem casa.
Vivemos em estreita interdependência com toda a Criação. O que acontece numa parte do mundo tem impacto no resto do planeta e nos povos mais pobres da nossa família humana.
A campanha visa aproximar e convidar as pessoas a realizarem novas ações e iniciativas que combatam a pobreza, devolvam a dignidade aos excluídos e protejam a natureza, no espírito da ecologia integral. Desta forma estaremos a responder ao convite do Papa Francisco a criarmos um novo tipo de solidariedade.
A campanha tem a duração de três anos. O primeiro ano visa tornar claros os ensinamentos do Papa Francisco nas encíclicas Laudato Si’ e Fratelli Tutti, bem como a Doutrina Social da Igreja em geral e chamar a atenção para a realidade do mundo que nos rodeia. O segundo ano deve caracterizar-se pelo desenvolvimento de ações muito concretas. O terceiro ano deve celebrar o progresso feito e a sua continuidade.
Texto e fotografia: Caritas Internationalis, com tradução e adaptação CDL