“Faço-me próximo à distância”
Entre o dia 2 de novembro e o dia 7 de dezembro, às 3ª feiras, com a duração de 1 hora em cada dia, por meios telemáticos, foi promovida a formação “Faço-me próximo à distância”.
Esta formação, organizada de forma conjunta pela Cáritas Diocesana de Lisboa, pela Associação Convergência e pela Paróquia de Cristo Rei de Algés, tem por objetivo capacitar voluntários para que possam proporcionar companhia à distância a pessoas que estejam em diferentes situações de isolamento.
Ao longo das várias sessões foram abordados os seguintes temas: a singularidade da velhice, a linguagem dos abraços, a arte de escutar e de acompanhar à distância, a missão do voluntário e as características do voluntário cristão de proximidade.
Estiveram presentes 20 voluntários de 8 Cáritas Paroquiais, 1 Paróquia e 1 Junta de Freguesia. Alguns deles já acompanham pessoas sós, mas a maioria inscreveu-se na formação para se capacitar e poder iniciar este trabalho de acompanhamento, muito necessário, mas claramente marcado pelo momento pandémico que vivemos, obrigando a ser criativo na forma de se fazer próximo de quem mais precisa.
Prevê-se que, no primeiro semestre de 2022, se possa vir a organizar uma ação formativa Faço-me próximo à distância”, em horário pós-laboral, para que outros voluntários possam também participar.
Desafios 2022
Sempre que um ano termina e um novo se aproxima é habitual realizar-se um balanço do que foi feito e dos projetos que se pretendem concretizar no ano que se inicia.
O ano de 2021, claramente marcado pela pandemia e por todas as limitações que ela obrigou, foi, contudo, um ano de crescimento para a rede Cáritas. Aproveitando os meios telemáticos pudemos realizar formações e encontros e mais grupos paroquiais se juntaram à nossa família.
Somos agora 29 Cáritas Paroquiais, de todas as zonas do nosso Patriarcado. Como uma grande família cada uma tem as suas singularidades, mas temos vindo a descobrir a riqueza de fazermos o caminho juntos, de nos ajudarmos mutuamente procurando sempre dar uma melhor resposta a quem mais precisa do nosso apoio.
Para o ano de 2022 queremos desde já colocar alguns desafios: aproveitando os meios telemáticos promover mais formações para todos os voluntários da rede Cáritas e juntos dar o nosso contributo para o processo sinodal em curso.
Queremos também propor uma forma diferente de viver a Semana Nacional Cáritas, na terceira semana da Quaresma, com ações conjuntas realizadas em cada realidade paroquial.
Em maio está previsto um encontro nacional de Cáritas Paroquiais, em Fátima, onde teremos oportunidade de conhecer a ação de outros grupos de diferentes dioceses, mas perceber que o Amor que nos move é sempre o mesmo.
Ao longo dos próximos dois anos a Cáritas internationalis convida-nos a aderir à Campanha Juntos, que nos desafia a criar comunidades de cuidado pela nossa Casa Comum e pelos Irmãos mais pobres. Pretende-se que sejam espaços de diálogo e de ação sob o lema “Agir hoje para um melhor amanhã”. Este será também um desafio que procuraremos desenvolver.
Texto: Ana Catarina (Coordenadora-geral CDL); fotografia: Gabriel Fernandes