A DECO está a participar num projeto europeu de combate à pobreza energética. As medidas a implementar têm três vertentes: medidas na habitação de forma a diminuir o consumo de energia (alteração de janelas, alteração de eletrodomésticos), medidas na faturação (rever contratos de energia, potência contratada, etc.) e apoio a recurso a fundos públicos para implementar as melhorias necessárias.
A pobreza energética está relacionada com os baixos rendimentos dos agregados familiares, elevados custos de energia e edifícios energeticamente ineficientes.
A Deco está a promover ações no âmbito do aconselhamento e da formação.
Em relação à formação a DECO propõem dois tipos diferentes de formação: a de conselheiros de energia e os workshops de consumidores:
- Formação de Conselheiros de Energia, visa formar técnicos/voluntários que tenham maior proximidade com as pessoas e que possam identificar situações de maior vulnerabilidade e de pobreza energética. Esta formação é feita on line e ao ritmo de cada pessoa. A ideia desta formação será a de capacitar os formandos para este aconselhamento em proximidade através de uma visão global das questões relacionadas com a energia: mercado, área social, desafios dos consumidores e programas vigentes de combate à pobreza energética. Para este efeito, preciso apenas da lista de voluntários que se queiram inscrever na formação, de forma a integrá-los na ferramenta moodle, como identificado na nossa reunião. Os elementos necessários serão apenas: nome (primeiro e último) e email.
- Workshops de Pobreza Energética: orientado para consumidores mais vulneráveis, é uma formação muito prática, através da qual são identificadas dicas práticas para hábitos e comportamentos de consumo do dia-a-dia de forma a permitir que o consumidor melhore o conforto térmico das suas habitação e simultaneamente saiba identificar formas de poder reduzir o valor das suas faturas Por parte da Caritas, precisávamos apenas que identificassem estes consumidores – que mais precisariam destas dicas – e os reunissem num formato online ou presencial e nos informassem quais as datas mais adequadas ao efeito.
Assim, quem esteja interessado em frequentar a primeira formação ou promover junto das famílias acompanhadas o workshop, por favor, contacte-nos.
Texto: Ana Catarina, Coordenadora-geral CDL; fotografia: Google Pics