CÁRITAS PAROQUIAIS DO PATRIARCADO NO CONSELHO-GERAL DA CÁRITAS
Cáritas Paroquiais do Patriarcado de Lisboa participaram no Conselho-Geral da Cáritas, ocorrido, neste passado fim-de-semana (19-21 nov.) no seminário espiritano da Torre d’Aguilha, em São Domingos de Rana.
Convidadas para a sessão sobre a Identidade e Missão da Cáritas, as Cáritas Paroquiais, depois da Eucaristia da manhã de sábado, puderam não só ouvir e interagir com D. José Traquina, Bispo de Santarém e Presidente da Comissão Episcopal da Pastoral Social e Mobilidade Humana (veja o vídeo aqui), como testemunhar o que fazem nas paróquias onde estão inseridas.
Ao recuar no tempo, D. José Traquina trouxe para a sua reflexão, como ponto de partida, a palavra grega “Cháris”. Presente em Maria, como a “Cheia de Graça”, o amor incondicional de Deus constitui o núcleo do anúncio do Reino, o da sua celebração nos sacramentos, e o do seu testemunho, inscrito no mandado apostólico: “Ide e ensinai”. E é aqui que “evangelizar” e “caridade“ são sinónimos. Evangelizar é cuidar, e cuidar é amar.
Toda estrutura da Igreja se foi desenvolvendo, ao longo dos tempos, para unicamente ser anuncio, celebração e testemunho do Amor de Deus. Esta a razão de ser da Igreja universal, Regional, Diocesana e Paroquial. A sua organização nasce do amor de Deus, por ele vive e para ele caminha através do exercício da Caridade, realizado em nome de toda a comunidade eclesial.
Chegar a todos, incluir todos, neste processo, sem que nada, ninguém se perca, não é um verdadeiro novo desafio, mas o que repetidamente lhe é colocado como central, prioritário e urgente.
Ainda no período da manhã de sábado, as Cáritas Paroquiais puderam refletir em grupo forças, fraquezas ameaças e oportunidades na resposta dada a necessidades de pessoas migrantes e contribuir, com a sua experiência, para uma análise mais alargada sobre a questão.
A participação terminou com o almoço de sábado, continuando o Conselho-Geral com os trabalhos em agenda (algumas fotos para download aqui).
Texto e fotografia: CDL