Primeiras sessões do Programa LIGAR já estão a decorrer
Já iniciaram as primeiras sessões do Programa LIGAR, com um grupo de voluntários das Conferências de São Vicente de Paulo. O Programa com as Conferências iniciou no final de Setembro deste ano e irá prolongar-se até Fevereiro de 2022, contando com 12 horas, ao longo de 7 sessões, para abordar as 4 etapas do Programa.
Nestas primeiras sessões foi colocada em prática uma reflexão mais aprofundada e participada, de forma a estabelecer-se o ponto de partida para as ações de sensibilização a desenvolver. Neste processo colaborativo, com vários exercícios e reflexões conjuntas em 3 áreas estratégicas (Pessoas, Processos e Parcerias), procurou dar-se resposta às seguintes questões: Onde estamos? Onde queremos chegar? O que fazer?
O Programa com as Conferências de São Vicente de Paulo, conta com a participação de perto de uma dezena de participantes, estando presentes a presidente das Conferências Vicentinas Mártir S. Vicente, a presidente das Conferências Vicentinas Nossa Sra. das Graças e o Pároco de Alcabideche.
Movem-nos as palavras do Santo Padre que nos diz: “Encorajo-vos a prosseguir no vosso empenho e a pensar criativamente numa missão que olhe para o futuro das nossas comunidades, para que estejam cada vez mais enraizadas no Evangelho, fraternas e acolhedoras.”
O LIGAR é um Programa de desenvolvimento e reforço de competências dos técnicos e/ou voluntários que atuam na área das migrações e enquadra-se dentro do projeto FAMI 533, promovido pela Cáritas Diocesana de Lisboa e cofinanciado pelo FAMI (Fundo Asilo e Migrações) e pelo Alto Comissariado para as Migrações, tendo a SGMAI como autoridade responsável.