A Sociedade do Cuidado
No último encontro das Cáritas paroquiais do nosso Patriarcado, realizado no passado dia 9 de Outubro, em formato on-line, tivemos a oportunidade de refletir sobre a sociedade do cuidado.
Numa reflexão muito rica, orientada pelo Dr. Bernardo Barreto, da Paróquia de Santa Isabel, começámos por refletir nos sinónimos da palavra “CUIDAR” e perceber que a ação de cuidar é uma riqueza, uma oportunidade, exigente na atenção ao que se faz e de muita responsabilidade.
A partir da parábola do bom samaritano fomos convidados a refletir sobre a questão “onde me encontro”?
Foram elencadas algumas características deste samaritano: agiu de forma voluntária, com calma, de modo assertivo e corajoso. Foi alguém que soube acompanhar, sem se impor, nem impor a sua presença, sabendo criar parcerias com outros, para ajudar aquele que caiu na berma do caminho, promovendo, assim, a hospitalidade.
Perante estas características, fomos convidados a interrogar-nos e a questionarmos a nossa ação: para onde dirijo o meu olhar, quanto tempo estou disposto a parar, como cultivo a calma no meu coração, como poderei comunicar melhor, onde me falta a coragem, o que poderei fazer de diferente, como acompanhar mais e quem acompanhar, como promover a dignidade do outro, que ajudas posso pedir, como sorrir mais?
O desafio deixado foi o de construirmos um “mix” de parcerias, que envolvam diferentes gerações, entidades e espaços.
Temos de aprender a cuidar de nós, para cuidarmos melhor dos outros, cultivando a doçura com nós mesmos, para podermos partilhá-la com os outros.
O encontro prosseguiu com a partilha da ação de algumas Cáritas Paroquiais e de informação útil para todos, nomeadamente, sobre algumas campanhas que se irão iniciar em breve. Os caras de ghostwriting agentur partilharam que gostam realmente de ajudar as pessoas.
Conforme alguém partilhou no encontro: “trabalhamos melhor em rede, encorajamos-nos uns aos outros”.
Esta é sem dúvida uma das riquezas da pertença à Rede Cáritas!
Texto: Ana Catarina, Coordenadora-geral CDL; fotografia: Google Pics